sábado, 26 de fevereiro de 2011

Biblioteca Mário de Andrade


Depois de passar por reforma e modernização, a segunda maior biblioteca do país reabriu no dia 25 de Janeiro de 2011, aniversário da cidade.

Participei no dia 12 de fevereiro de visita guiada no local, promovida pelo site ARQ! BACANA e com a presença da responsável pelo restauro, a arquiteta Renata Semin do escritório Piratininga Arquitetos Associados, onde foi explicado todas as etapas da modernização do edifício, assim como a recuperação da sua fachada.

Fundada em 1926, a partir do acervo da Câmara Municipal de São Paulo, a Biblioteca localizava-se na Rua 7 de Abril. Apenas em 1942, cerca de quinze anos depois, é que a biblioteca foi transferida para o atual edifício, na Rua da Consolação, 94, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon (1905-1962). Em 1960 a Biblioteca Municipal recebeu o nome do escritor Mário de Andrade.

Após anos de reforma finalmente foi aberta novamente ao público e que grata surpresa de ver o edifício restaurado, a começar pela sua fachada, toda branca realçando seu estilo art déco, destaque também para a passarela de vidro, construída na área externa do prédio ligando o grande hall da biblioteca a entrada da Biblioteca Circulante, preservando o espaço interno apenas para as agradáveis leituras.

Circundando a Biblioteca, temos a Praça Dom José Gaspar muito bem cuidada, pena que não tão bem freqüentada mesmo com um posto policial ao lado da entrada, mesmo assim um bom passeio que pode ser completado com uma parada na galeria metrópole para saborear um bom almoço e apreciar a bela vista deste pedaço de São Paulo.

Mais fotos: clique aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário